Menu

Exposição da artista Aracy Colvero retrata a morte e seus significados a partir da cultura mexicana

06 NOV 2018
06 de Novembro de 2018

Refletir sobre a morte a partir de seu significado para a cultura mexicana é uma das propostas da exposição “De la Muerte y Otras Catrinas”, assinada pela artista visual Aracy Colvero. A mostra será inaugurada nesta terça-feira (06), às 19h, no Sesc Santa Maria (Avenida Itaimbé, nº 66 – Centro).

De acordo com Aracy, a série de gravuras em metal apresenta a investigação reflexiva da artista com base na celebração mexicana, de origem pré-hispânica, denominada “Dia de los Muertos”, que coincide com o Dia de Finados. Nas obras, é possível identificar o hibridismo entre estas celebrações, tanto no aspecto da cultura mexicana, quanto no contexto cultural brasileiro.

A partir desta perspectiva, a exposição “De la Muerte y Otras Catrinas” reflete o sincretismo religioso entre a cultura pré-colombiana e a religião católica, revisitado por uma artista brasileira.

“Como resultado, temos o hibridismo das duas culturas dando novos significados e sentidos ao assunto, permitindo uma mudança de perspectiva não só na elaboração da ideia da morte, como da reelaboração que fazemos sobre a cultura do outro”, afirma Aracy Colvero.


SERVIÇO

O QUE: Exposição “De la Muerte y Otras Catrinas”, de Aracy Colvero
QUANDO: De 06 a 30 de novembro (vernissage na terça-feira, às 19h)
ONDE: Sesc Santa Maria (Avenida Itaimbé, nº 66 – Centro)
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos sábados, das 9h às 12h30min
PROMOÇÃO: Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Museu de Arte de Santa Maria (MASM)

ENTRADA FRANCA
 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Imagens: Divulgação
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Voltar

Confira as nossas redes sociais

Tenha também o seu site. É grátis!