Menu

Mano Vini - O Presente é Respeito

18 SET 2018
18 de Setembro de 2018

Houve uma época em que o underground indie morreu em São Hell. Bandas acabaram, o público cansou das egolatrias roqueiras pseudo libertárias e perdeu o interesse. Claro, sempre houve shows....mas a aliança foi quebrada. Mas o underground estava ativo e quicando. O hip-hop era esse underground. E segue sendo uma das forças mais poderosas da cidade. Mano Vini é um dos grandes responsáveis por isso. O cara é gentil, ligado socialmente, tem carisma extremo. E tem o dom.

Com o passar do tempo, o Hip-Hop, o RAP mudaram, regrediram, avançaram e seguem fortes e em mutação. As pessoas se identificam de qual forma com o RAP hoje em dia?

As pessoas se identificam com o RAP que elas gostam, com a Internet hoje em dia se tem muita informação e as pessoas já conhecem sua história e seus estilos, então se identificam com o que gostam.

Hip-Hop continua a voz da periferia, já que o mundo pop se apropriou tanto do estilo?

Sim continua, mesmo o pop se apropriando muitas vezes. Acredito que é a voz das periferias, sim. Ainda é o único estilo que se preocupa com o lado social e manda uma mensagem pra periferia.

A cultura Hip-Hop é um grande instrumento de desconstrução de preconceitos e paradigmas. fale um pouco sobre:

Sim, com certeza desconstruímos todos os dias preconceitos. Cito o rapper Rico Dalasan expoente da cena rap queer. Quem está no rap hoje em dia não pode ter esses tipos de preconceito, não há mais espaço pra isso, quem tiver essa mentalidade antiga o próprio rap descarta do jogo.

Qual a maior característica do Hip - Hop leopoldense?

O hip hop Leopoldense é muito forte. Temos todos os elementos da cultura em ação hoje em dia, resistência é uma característica, com o passar do tempo, a cena só cresce e vejo que existe um respeito da nova pra velha escola do hip hop.


Por Everton Luiz Cidade
Foto: arquivo pessoal / facebook


Everton Luiz Cidade é músico e escritor.
Publicou os livros: Santo Pó/P, O Bonde Transmutóide, QuiÓ e ApareCida.

Voltar

Confira as nossas redes sociais

Tenha também o seu site. É grátis!