Menu

ReTina inclui Santa Maria no circuito nacional de feiras de artes gráficas e publicações independentes

15 MAI 2018
15 de Maio de 2018

A nova edição da Feira Gráfica ReTina acontecerá no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), localizado no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, nos dias 02 e 03 de junho de 2018, das 14h às 19h, promovido pelas artistas visuais Renata Dias Maciel e Cris Rios Leme, do Ateliê ReTina.

Com entrada franca, a Feira oferecerá  dezenas de trabalhos de arte gráfica independentes como livros artesanais e cartoneros, zines, quadrinhos, prints, gravuras, ilustrações, fotografias, estampas bordadas em papel, colagens, imãs, adesivos, postais, desenhos e diferentes publicações autorais, além de arte vestível e desenhos de pessoas feitos na hora. Os valores das peças variam de R$2 a R$ 250, aproximadamente.

“Embora a feira priorize o papel, a arte gráfica, a impressão, a gravura, nesta edição estamos trazendo coisas novas, apresentando trabalhos diferentes para que as pessoas conheçam outras propostas, para que os estudantes da área vejam o que está acontecendo e participem dessa movimentação cultural”, enfatiza Cris Rios.




__________________________________  Foto: Estúdio Maskara


Expositores

De acordo com as realizadoras da Feira Gráfica ReTina, o número de expositores dobrou nesta edição, que é a nona a ser realizada em Santa Maria.
Desta vez, foram convidados 35 expositores entre artistas gráficos, editoras, estúdios e coletivos do mercado editorial independente do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
A lista completa de participantes e a programação podem ser conhecidas no Infográfico Virtual da ReTina, disponibilizada AQUI no link.

O diretor do MASM, Márcio Andrei Flores, disse estar satisfeito em sediar o evento por ser “um espaço onde se fomenta a produção cultural da cidade, trazendo oportunidade de intercâmbio com outros artistas e estilos, e pelo incentivo à vinda de turistas para a cidade.”

Foto: Arquivo pessoal

Programação
Feira Gráfica ReTina é agenda cultural para o feriadão de Corpus Christ.
Na Feira Gráfica ReTina, que ocorrerá durante o final de semana do feriadão de Corpus Christi, além da visitação às mesas, o público poderá participar da programação paralela prevista para esta edição, com lançamentos gráficos, apresentações artísticas, oficinas e ainda o funcionamento do espaço de alimentação FomeDeQ.

Lançamentos
No sábado, das 16h30 às 17h, a produtora editorial e jornalista Luciana Minuzzi, de Santa Maria, apresentará os lançamentos da nona edição da Feira Gráfica ReTina.

Apresentações Artísticas
A programação artística contará com música, dança e projeções.
Dia 02/06, sábado, às 18h, acontecerá a performance de Calixto Bento e Letícia Gomes, a Cinelante Fluir.
Dia 03/06, domingo, também às 18h, Monte Blanco e VJ Ogô invadirão o espaço com o show de música eletrônica e jogo de projeções, Cosmódromo.

Oficinas
Autopublicações, jornalismo em zines e livros cartoneros são os temas das oficinas programadas para acontecer no MASM, durante a Feira ReTina. Elas são gratuitas e têm limite de vagas, com quinze lugares cada uma.
Dia 02/06, sábado, das 14h às 16h, a produtora editorial Luciana Minuzzi trabalhará criação e desbloqueio criativo na Oficina Faça Você Mesmo, sobre autopublicações.

Logo após, das 16h às 19h, o pesquisador  e professor universitário Leonardo Foletto falará sobreo zine como plataforma de jornalismo lento, hiperlocal e livre, na Oficina de Jornalismo Artesanal em Zines. Essa oficina também ocorrerá no domingo, porém das 17h às 19h.
Dia 03/06, domingo, das 14h às 16h30, o artista e editor Gaudêncio Gaudério, mostrará como fazer um livrinho cartonero, na Oficina Brincar com Palavras, Tintas e Papelão.

Alimentação
Para enriquecer a ambientação cultural do Masm, haverá um pequeno espaço de alimentação, o FomeDeQ, com os serviços da Cozinha Pedaço da Natureza, da Cocadas do João e do Krep’s Cultura.

A Feira Gráfica ReTina conta com o apoio da Associação dos Amigos do Museu de Santa Maria (AMASM), MASM e Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Voltar
Tenha você também a sua rádio