Menu

Festival Assimetria acontece na UFSM e destaca produção audiovisual universitária do Sul do país

13 MAI 2018
13 de Maio de 2018

A primeira edição do Assimetria, Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, ocorre na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na próxima semana, nos dias 15 e 16 de maio. A proposta do festival é promover uma mostra de produções audiovisuais de acadêmicos das universidades da região sul do país, difundindo, assim, o curta-metragem universitário e proporcionando um espaço de reflexão sobre a produção cinematográfica nas instituições de ensino.

Quarenta e dois filmes foram inscritos e, desses, 32 foram selecionados por uma equipe curatorial especializada, com integrantes da comunidade interna e externa da UFSM. Serão premiados o melhor em cada categoria – ficção, documentário e experimental–, além do prêmio do júri popular, que escolherá, através de votação, o melhor filme do evento.

A ideia da realização do festival surgiu durante o planejamento do 6º Fórum de Cinema, Arte e Audiovisual, que vem acontecendo em edições semestrais desde 2015. Tanto o Fórum quanto o Festival são iniciativas de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL), e visam pensar em um projeto para criar o curso de graduação em Cinema na UFSM. Segundo Nara Cristina Santos, professora do Departamento de Artes Visuais e uma das organizadoras dos eventos, a criação do curso de Cinema  na UFSM é uma demanda a ser suprida na Universidade: “Os festivais que já aconteceram em Santa Maria são determinantes para a concepção de cidade cultura, e o Assimetria vem para somar neste sentido. No entanto, o fato de que ainda não temos o curso de Cinema aqui é visto, por uma parcela da comunidade, como uma falta na cidade cultura. Estamos trabalhando, desde 2015, junto a uma comissão, para que este curso de graduação seja criado na UFSM.”

A realização do Assimetria conta com a colaboração da TV OVO, do Cineclube da Boca e com a parceria de professores do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Festival acontece simultaneamente ao 6º Fórum de Arte, Cinema e Audiovisual. Nesta edição, o fórum busca compartilhar experiências e discutir concepções e estratégias para implementação do curso de graduação em Cinema e Audiovisual na UFSM, além de reconhecer festivais universitários no país e analisar a produção de festivais e mostras em arte, cinema e audiovisual. Um dos destaques da programação do fórum é a participação do documentarista uruguaio Gabriel Szollosy, que irá ministrar a oficina 'Poética de la realidad', abordando práticas e reflexões para construir um espaço próprio de criação no mundo da 'hiper-saturação'.


O quê: 1º Assimetria- Festival Universitário de Cinema e Audiovisual
Quando: 15 e 16 de maio de 2018, a partir das 14h
Onde: Auditório da Multiweb, no prédio 67, campus da UFSM em Santa Maria
Quanto: Gratuito

---

O quê: 6º Fórum de Arte, Cinema e Audiovisual (veja a programação aqui)
Quando: 14 a 16 de maio, a partir das 9h
Onde: Sala 1203, Centro de Artes e Letras, campus da UFSM em Santa Maria
Quanto: 25 reais. As inscrições podem ser realizadas no local do evento.

Voltar
Tenha você também a sua rádio