Menu

Lançamento da Feira do Livro 2018 de SM

10 ABR 2018
10 de Abril de 2018

A Feira do Livro de Santa Maria tem lançamento na noite de 16 de abril no Monet Plaza Shopping, a partir das 19h. Na ocasião, estarão presentes a Professora Homenageada e o Patrono da edição 2018. Também será conhecida a campanha publicitária desta 45ª edição, elaborada por acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana. A Feira vai de 28 de abril a 13 de maio na Praça Saldanha Marinho das 12h30min às 20h30min, exceto aos sábados, quando inicia às 10h.


O Patrono é Valter Noal Filho. Graduado em Comunicação Visual pela UFSM, Noal pesquisa literatura de viagem sul-riograndense, investigando o passado santa-mariense, sobretudo por meio da imprensa e da fotografia.

Como organizador ou pesquisador convidado, tem contribuído em diversas obras relacionadas ao passado de sua terra natal, destacando-se em 2017, com Sergio Faraco, Francisco Ricardo: uma tragédia esquecida, A arte fotográfica e o teatro em Santa Maria (2005), de Getulio Schilling, e Theatro Treze de Maio: um espetáculo de história (2016), de Luiz G. Binato de Almeida, Do céu de Santa Maria (2008), com José Newton C. Marchiori, Paulo Fernando S. Machado e Werner Rempel, além de Santa Maria: relatos e impressões de viagem (1997), com José Newton Marchiori, uma das referências sobre a história do município que comemora 160 anos de emancipação política em 2018.


A professora homenageada é Maribel Dal Bem.. Formada em Letras-Língua Portuguesa e Literatura Brasileira com Curso de Especialização na mesma área, Maribel atua no magistério gaúcho desde 1992, em instituições públicas e privadas. A educadora trabalha o processo de autoria discente, sendo orientadora e organizadora de sete publicações de adolescentes e adultos. Os livros são lançados todos os anos na Feira do Livro de Santa Maria que têm sido a extensão da sala de aula, pois nela os alunos experimentam experiências literárias e vivências humanas. Ela também é autora de obras didáticas e orientadora de projetos que envolvem as escolas e a comunidade.

O escritor homenageado é Felipe D´Oliveira. Nascido em Santa Maria em 23 de agosto de 1890, Felipe Iniciou seus estudos na cidade, completou-os em Porto Alegre e trabalhou com o tio João Daudt de Oliveira em sua farmácia. Muito jovem já escrevia críticas musicais publicadas no Correio do Povo. Antes disso, ainda menino, publicou artigos de crítica literária e versos em O Combatente, na sua cidade natal. No Rio de Janeiro, cidade para onde se transferiu para trabalhar no laboratório do tio, publicou o livro de poemas Vida Extinta, consagrado pela crítica e pelo público. Em 1927, lançou sua obra mais conhecida, Lanterna Verde, onde se encontra o poema de mesmo nome. Faleceu em um acidente de automóvel, na França em fevereiro de 1933.



LANÇAMENTO DA FEIRA DO LIVRO 2018


Segunda, 16 de abril, 19 horas

Monet Plaza Shopping, na av. Fernando Ferrari, 1483

Site: www.feiradolivrosm.com.br

Face: feiradolivrosm

Twitter: @feiradolivrosm


A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do

Livro, CESMA, UFSM, UFN - Universidade Franciscana e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.



Fonte: Acadêmicos de jornalismo da UFN

Foto: imagem meramente ilustrativa / pxhere



Voltar
Tenha você também a sua rádio