Menu

Catavento lança videoclipe de ‘Leve Agora Mesmo!’

12 ABR 2019
12 de Abril de 2019

Catavento, banda de Caxias de Sul, formada em 2012, mal sabia, ao lançar Ansiedade na Cidade (2018, Natura Musical), que meses mais tarde estaria recebendo o convite para estar em um dos principais palcos do Lollapalooza. Para completar a experiência, a Budweiser registrou todo o percurso até a chegada na capital paulista. Uma narrativa análoga a história da banda é traçada nos quase 2 mil km que percorreram, passando por quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O resultado pôde ser visto em primeira mão durante o show de sábado, dia 6, no Palco Onix, no festival Lollapalooza. Uma surpresa para os fãs que chegaram cedo, colaram na grade, e na última música do setlist, deram de cara com a vivência da banda na estrada, projetada nos telões.


“O que une toda essa ideia ao clipe é poder estar em uma viagem em busca de som, sonho, verdade. Ainda que venha a partir de uma ação comercial, que acaba encobrindo a visão mais subjetiva do som. Lançar o vídeo no Lolla foi interessante porque contribuiu para a parte visual ao final do show”, reflete Leonardo Sandi, guitarrista, vocalista e principal compositor da canção.
 
A Catavento entrou em um motorhome com seus instrumentos, figurinos, duas datas de shows marcadas e a gravação do clipe no caminho. “A gente tinha a expectativa de que seria uma aventura legal, e estávamos felizes com o fato de andar dentro de um motorhome, que é algo que está no imaginário comum de uma banda”, conta Jonas Bustince, percussionista e baterista da Catavento. Criada pela agência Africa para a Budweiser, marca que já participou de muitos festivais, inclusive itinerantes, a ação quis levar um “gostinho” desse espírito on the road para as cidades que passou com o grupo.

As imagens captadas nas mais diferentes paisagens do caminho - as falésias de Torres, o deserto de areia da Praia do Siriú, um posto de gasolina de beira de estrada, além dos shows em pubs de Porto Alegre e Curitiba - desenha este percurso e evidencia a identidade da banda. “A praia do Siriú é inacreditável, dialogou muito com a música, principalmente a parte que a gente faz uns corinhos soando algo meio Oriente Médio. Fechou muito com a ideia do som”, complementa Jonas. O videoclipe de Leve Agora Mesmo!, faixa do disco Ansiedade na Cidade, é um equilíbrio entre a psicodelia do som da Catavento, o realismo documentado da viagem, entrecortado com pontuações de imagens alegóricas.


“Escolhemos para o videoclipe uma composição que fala sobre o corre de se fazer um som, de ter uma banda, de criar, se envolver com uma arte que é para alguém escutar, e como isso é um processo de cura interna, e ao mesmo tempo um caminho complexo e cheio de obstáculos. Leve Agora Mesmo! fala sobre se encontrar e se perder no meio dessa busca e mesmo assim, acreditar profundamente nessa espécie de missão. Fala sobre encontrar pessoas que você realmente se identifica e se conecta, e como se dão estas relações em meio à velocidade e vínculos passageiros da vida”, contextualiza Leonardo.

O diretor, Bruno Shintate, tem em seu background de referências estéticas e conceituais, trabalhos de diretores como o chileno Alejandro Jodorowsky e o russo Andrei Tarkovski, que certamente o nortearam nas criações das imagens mais livres do clipe que está sendo lançado, hoje, no canal do YouTube da Budweiser. Um videoclipe instantâneo, captado, montado e editado no tempo em que cruzavam a fronteira entre a região sul e sudeste. Bruno Shintate, contratado da FAUNA, produtora responsável pelo videoclipe, dirigiu a campanha da Copa do Mundo para o Mc Donald's, o premiado videoclipe Culpa, do grupo O Terno, além de anúncios para clientes como Google, AB Inbev, Fox Sports, AC Camargo Healthcare e Dafiti.


CATAVENTO É
Leonardo Lucena - voz, guitarra
Leonardo Sandi - voz, guitarra e samples
Johnny Boaventura - voz e piano elétrico
Francisco Maffei - baixo e voz
Lucas Bustince - bateria, percussão e samples.
Jonas Bustince - percussão, samples e bateria

DISCOGRAFIA
Lost Youth Against The Rush (2014)
CHA (2016)
Ansiedade na Cidade (2018)


Por Carime Elmor
Fotos: Hannah Carvalho

Voltar

Confira as nossas redes sociais

Tenha também o seu site. É grátis!